« Home | Editorial - Semana 01/2006 - de 21 a 27 de maio de... »

Semana de 28/05 a 03/06 de 2006

A semana começa com uma alentadora notícia: o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, acaba de consagrar-se reeleito, praticamente sem ter se dedicado à sua campanha. Naturalmente, o povo vê o que acontece. No Brasil de Lula, é preciso muita propaganda para fazer o povo acreditar no que não vê.

Mesmo a Rede Globo teve de engolir aquele a quem ela fez tanto questão de defesnestrar no passado. No programa "Bom Dia Brasil" da segunda-feira anterior, a economista Mírian Leitão, ao referir-se à Colômbia como "um enclave de direita cercado de governos de esquerda por todos os lados", teve de engolir o único governo da América do Sul que realmente tem tido progressos no combate ao crime, fazendo assim a introdução à série de quatro reportagens que se seguiram ao longo da semana. (Ainda que tenha "dourado" a sua pílula ao dizer que o governo de "Uribe" não foi de "direita", mas de "combate ao crime").

Nos Blogs Coligados, a semana passada foi brindada com um pico de 182 visitas, na quarta-feira passada. Ainda é pouqúíssimo, mas indubitavelmente demonstra a evolução da visibilidade e prestígio deste veículo de comunicação que existe tão somente à custa do sacrifício voluntário de seus dedicados colunistas. Ainda há muito para se fazer, mas todo este trabalho e perseverança são o próprio alimento de quem tem fé na vida e no futuro de nosso país.

O primeiro jornal virtual a caracterizar a retomada do pensamento liberal-conservador, foi, indubitavelmente, o Mídia sem Máscara, que nasceu com a finalidade de ser um midia-watch, a desmascarar as notícias divuldadas de forma deturpada pela mídia tradicional. A seguir, podemos vislumbrar o nascimento da segunda geração, composta principalmente por corajosos jornalistas, que desafiaram o poder de governos estaduais administrados pelo PT e suas coligações. São os sites do jornalista Diego Casagrande, Gilberto Simões Pires, Márcio Coimbra, e outros, cuja principal atenção foi focar-se na atualidade política.

Os Blogs Coligados podem, possivelmente, ser vistos hoje como o embrião de uma terceira geração de jornais virtuais deste processo. Nascido a partir da reunião de diversos pensadores que já se encontravam em grupos da discussão pela Internet ou que de forma mais ou menos intensa, participavam como colaboradores dos sites aqui reverenciados, a idéia transmutada em realidade deve sua existência a momento maravilhoso que é a evolução da Internet, na forma de uma formidável invenção, o Blog.

Nós desejamos que os Blogs Coligados sejam como que uma revista virtual, para todas as pessoas acessarem a qualquer hora. Para tanto, estamos arregimentando blogueiros ilustres do nosso conhecimento, para ampliarmos cada vez mais a abordagem de assuntos que atendam à expectativa dos leitores. E todo o nosso pagamento se resume nisto: que você, leitor, aprecie e continue a prestigiar nosso trabalho.

Obrigado.

Klauber Cristofen Pires

Muito boa a iniciativa...A necessidade de abrir novos canais de comunicação alternativa é premente. A discussão construída a partir de indivíduos com interesses comungados é fundamental.
Parabenizo a iniciativa desejando sucesso

www.aphasia.blog.com

Postar um comentário