« Home

Editorial - Semana 01/2006 - de 21 a 27 de maio de 2006.

Por Luís Guilherme Fernandes Pereira

A Internet, a cada dia, torna-se mais importante como instrumento de formação de opinião no Brasil, posição essa que já detém há um pouco mais de tempo nos Estados Unidos da América. Os blogues políticos multiplicam-se, e não podemos negar a grande influência de meios internéticos, tais como os citados blogues, listas de discussão e o Orkut na virada fenomenal do NÃO sobre o SIM no referendo do desarmamento.

Nesse contexto surgiu a idéia dos "Blogs Coligados", idéia de Klauber Cristofen Pires, e que já surgiu grande. Em pouco tempo, já somos 25 colunistas, das mais diversas profissões: há jornalistas, engenheiros, economistas, filósofos, funcionários públicos, cientistas. O que nos une é uma forma de pensamento desconhecida e mascarada de preconceitos no Brasil: o pensamento liberal e conservador. Isso, contudo, não faz desaparecer a diversidade: pois essa forma de pensamento tem, em si mesma, inúmeras matizes. Há "liberais neutros" que, embora não ignorem a origem conservadora do pensamento liberal, acreditam-no independente. Há outros que crêem impossível dissociar o liberalismo do conservadorismo. Há outros que liberais não são, mas apenas conservadores. E com graus e mais graus de diferença. "O que deve ser papel do Estado?" "É lícita a pesquisa com células tronco embrionárias?" "Pena de morte deve ser uma alternativa válida?" São três perguntas que garanto que receberão respostas diferentes de nossos colunistas.

O pensamento liberal caracteriza-se por acreditar que um Estado não precisa de tamanho para ser forte. Aliás, para ser forte, é melhor que seja magro e não obeso. Essa é uma analogia da Afif Domingos que acho muito pertinente. O pensamento conservador, em outro eixo, se caracteriza na preservação de valores morais fincados na Tradição. No nosso caso, a tradição que herdamos do judaísmo e do cristianismo. Isso não implica, contudo, em um Estado teocrático. O Estado laico é plenamente compatível com o pensamento conservador. Contudo, as bases morais da lei fincar-se-ão na tradição religiosa da humanidade ocidental. São eixos diferentes, e podem ser abraçados independentemente, mas geralmente combinam muito bem juntos e, assim, unem-se neste site.

Passeie um pouco por aqui, e veja uma visão diferente da usual em diversos temas da nossa atualidade. Lefebvre de Saboya mostra como a extensão das CPIs contribuiu para a pizza petista. Edson Carlos de Oliveira e Rodrigo Constantino investigam a história das idéias, mostrando aquelas que nos dão força e aquelas que nos enfraquecem. Gabriel Gomes Ferreira e Carl Amorim escrevem sobre segurança pública, e vêem quais foram as boas e quais foram as ineptas iniciativas nessa área. Bertrand Kolecza demonstra o simples funcionamento do câmbio sob a livre iniciativa, e que não há o que reclamar dele. Luís Afonso Assumpção comenta o terreno fértil que é a América Latina para o pensamento retrógrado socialista. Eduardo Levy fala o porquê do PT ser contra a entrada de Universidades estrangeiras no país, e Rafael Alves das ligações entre pensamento formador de opinião e a criação de caudilhos salvadores da pátria. Literatura, cinema e educação também são temas constantes aqui e, nos últimos tempos, a urgência do assunto fez com que escrevêssemos bastante (mas não exageradamente) sobre o PCC e o crime organizado, com idéias que, embora não saiam das guias democráticas, serão difíceis de se encontrar em outros veículos de mídia. Portanto, aproveite! O que nós queremos é salvar esse país da tirania, se ainda for tempo.

Eng. Luís Guilherme Fernandes Pereira
http://www.ic.unicamp.br/~ra009206