« Home | Semana de 28/05 a 03/06 de 2006 » | Semana de 28/05 a 03/06 de 2006 » | Editorial - Semana 01/2006 - de 21 a 27 de maio de... »

Semana de 04/06 a 10/06/2006.

Por Eduardo Levy

A semana começa em polvorosa com execráveis cenas de barbarismo no solene recinto da Câmara dos Deputados, a “casa do povo”, na terça feira, protagonizadas por militantes do MSLT (Movimento de Libertação dos Sem Terra). O líder dos vândalos, Bruno Maranhão, é filiado ao partido político a que pertence o presidente da República, onde ocupa um estratégico cargo, colocando o mesmo grupo político como agressor e suposto defensor das instituições estatais. A sociedade em peso -- incluindo a Rede Globo, com duras palavras de Wlliam Waack e Arnaldo Jabor -- condenou o acontecimento; parece, porém, determinada a eximir “os movimentos sociais” de culpa, considerando o fato apenas um ato isolado e não a índole mesma daqueles movimentos que erroneamente se dizem sociais. Em tal cenário, parece-nos ainda mais urgente a mensagem que os Blogs Coligados têm a transmitir.

O crítico literário austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux dizia que o primeiro dever da inteligência, numa época litigiosa, é restituir o sentido às palavras. Quando o líder dos arruaceiros, Bruno Maranhão, diz que estava somente “fazendo o debate democrático”, urge a restituição de seu sentido original a esta palavra tão castigada, tão vilipendiada e pervertida, a Democracia, que já sofreu apropriações indevidas tais, que designou os regimes genocidas de Stalin, Mao Tsé-tung, Fidel Castro e outros da mesma estirpe.

Com crescimento ininterrupto dos índices de visitação e do número -- acompanhando pela qualidade -- de colunistas, os Blogs Coligados representam, professam e defendem o verdadeiro sentido da Democracia, como o professaram um Jefferson, um Franklin, um Tocqueville -- a liberdade secundada pela responsabilidade, o governo fiscalizado pelo povo, os vossos direitos e os deles idênticos aos nossos e ao meu e ao teu e ao dele, o Estado separado do partido, o governante inferior ao Império da Lei.

Marginalizadas pelo beautiful people, excomungadas do debate nacional pela mídia, corrompidas até a medula pelos políticos, essas noções simples começam, lentamente, a retornar ao País via internet, este último jasmim despetalado do canteiro da Liberdade no Brasil. São as únicas que podem combater as cenas de selvageria vistas na terça feira -- e são elas que vos oferecemos.

Olá amigos dos BC,

Bom editorial, parabéns Eduardo. Informo que sou da mesma luta: privilegiar a liberdade sobre igualdade, os indivíduos sobre as idelogias.

Em meu blog, afirmo que grupos populares armados são importantes para os totalitarismos.

Continuem o excelente trabalho. Linkei vocês pela referência do pensamento. Abraço.

Postar um comentário